A área da saúde está entre as mais procuradas e valorizadas para uma formação superior. Sendo a enfermagem um destaque dentre todas as áreas da saúde.
A enfermagem representa o principal núcleo profissional em clínicas e hospitais, principalmente porque fazem o contato direto com os pacientes, a humanização, o acolhimento, medicação e procedimentos.
Durante a pandemia, pudemos constatar a importância e reconhecer o trabalho dos profissionais de enfermagem, que receberam e cuidaram incessantemente pela cura dos pacientes.
Atualmente, segundo os dados do COFEN(Conselho Federal de Enfermagem), há mais de 2.700.000 profissionais de enfermagem no Brasil, dentre técnicos e auxiliares também.
O mais impressionante é que a enfermagem tem uma das maiores, senão a maior, empregabilidade do mercado em sua área de formação. Segundo dados da Fiocruz, (Fundação Oswaldo Cruz), mais de 90% dos profissionais estão empregados na área.
A grande maioria se concentra no setor público, mas há muitos profissionais no setor privado, filantrópico e inclusive em atividades de docência.
Então vamos saber tudo sobre a área da enfermagem, sua formação e mais detalhes? Carreira, salário, cursos de formação e tudo o que você precisa saber para seguir nessa maravilhosa carreira…
Iremos responder perguntas sobre a graduação, história e a carreira profissional.
Então vem com a Telos!
Quer conquistar uma bolsa de até 50% no curso Bacharel de Enfermagem? Faça o nosso processo seletivo!
A profissão surgiu no mundo com a necessidade de atender aos cuidados para a sobrevivência humana, durante a nossa construção como civilização.
Nos tempos antigos, líderes religiosos se encarregaram de tratar dos doentes. Nos tempos mais remotos era comum a figura do curandeiro, xamã/pajé que fazia os preparos com ervas e rituais.
Com o crescimento do cristianismo, a dedicação do cuidado com os doentes foi durante muito tempo um servir da religião. Era comum ver hospitais e instituições de tratamentos com vínculos com a igreja católica, por exemplo
No Brasil colonial, a população recebia os cuidados pelos indígenas e padres através das ervas. Mas já em 1539 foi fundada a primeira casa para cuidar dos doentes no Brasil, chamada Santa Casa de Misericórdia.
Na época, essas instituições abrigavam doentes e marginalizados da sociedade. Sendo o princípio da enfermagem no país, na época aos cuidados dos freis e freiras.
Já nos últimos séculos, sobretudo ao longo do século XIX e XX, tivemos um grande florescimento da ciência na área da saúde, que veio depois de muitas epidemias, problemas urbanos e o aumento de doenças contagiosas.
Sobretudo após a revolução industrial e com moradores da área rural migrando para a cidade, a dinâmica de hospitais e toda área da medicina foi repensada.
No Brasil, diante dessa dinâmica, o governo criou instituições que atendessem a população. Foi então que a enfermagem começou a ganhar força, tendo mais notoriedade e conhecimentos científicos aprimorados e aplicados com os pacientes, desvinculando-se aos poucos da religião.
Nascida na Bahia em 1814, casou-se muito jovem, aos 23 anos e teve três filhos. Aos 29 ficou viúva e teve a difícil missão de criar seus filhos sozinha.
Ao crescerem,tornaram-se militares e partiram em missão para o Paraguai. Anna, queria estar perto dos filhos de alguma forma e foi então que surgiu a oportunidade de prestar serviços voluntários nos cuidados aos feridos durante a guerra.
Foi então que ela começou a exercer seu ofício como enfermeira. Após terminar o conflito, ela retornou ao Brasil sendo reconhecida como uma heroína, recebendo a medalha humanitária.
Seu falecimento ocorreu em 20 de maio de 1880 aos 65 anos, e em 1923 foi inaugurada a primeira escola de enfermagem com o seu nome.
Quem escolhe a profissão, obtém maturidade no lado emocional diante das situações delicadas que encontra ao longo das experiências. É quem atua diretamente com os pacientes.
A enfermagem envolve mais do que realizar procedimentos, é sobretudo uma das principais pessoas responsáveis pela melhora do modo físico e emocional do paciente, como também o acolhimento de seus familiares.
Algo que envolve humanização, dedicação, ética e profissionalismo. Pois bem, uma formação em enfermagem precisa de muita experiência e especialização técnica, mas também todo esse cuidado.
O curso de enfermagem capacita profissionais, que atuam em conjunto com os médicos e outros profissionais da saúde, realizando aplicação de remédios, coleta de exames, e tratamentos de doenças, sempre com o objetivo de restabelecer a saúde das pessoas.
O curso tem duração média de 5 anos, mas existem formações somente técnicas de 2 anos. Pois o curso está disponível como bacharelado e como curso técnico.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é o órgão regulamentador de diretrizes e leis da profissão no Brasil.
Quer receber mais informações sobre a graduação de Enfermagem da Telos Educacional? Preencha o formulário, que vamos te enviar todos os detalhes!
O curso de Enfermagem
De acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC), a grade curricular tem algumas bases como:
No curso são realizadas diversas atividades em laboratórios, além de ter contato direto com os pacientes nos estágios, que são obrigatórios.
Para concluir o curso, o aluno precisa ter cumprido um mínimo de horas de estágio e ter realizado o trabalho de conclusão de curso (TCC).
Na Telos Educacional, o nosso curso de Bacharel em Enfermagem é um dos mais completos do país. Abrange além das disciplinas previstas pelo MEC, um bom embasamento teórico e diversas metodologias práticas com laboratórios específicos para o estudo de cada especialidade.
Confira as disciplinas na nossa Matriz Curricular completa do curso de Enfermagem:
1º Semestre
2º Semestre
3º Semestre
4º Semestre
5º Semestre
6º Semestre
7º Semestre
8º Semestre
9º Semestre
10º Semestre
Quer receber mais informações sobre a graduação de Enfermagem da Telos Educacional? Preencha o formulário, que vamos te enviar todos os detalhes!
O curso técnico tem duração média de 2 anos, e é o tipo de curso buscado pela grande maioria das pessoas, por concluir em um curto período de tempo.
É o curso ideal para quem quer uma atuação rápida e direcionada e não tem grandes ambições nessa carreira, que justifiquem mais anos de estudo.
Mas como desvantagem estão o menor conhecimento da área, menores salários e oportunidades de vagas.
Para quem quer atuar em hospitais de referência, ou mesmo ter especialidade em determinadas áreas da saúde, o bacharel é a formação indicada.
O Bacharel é um curso de graduação completo, mais detalhado e pode ter especificações com a pós-graduação também. Com duração de 5 anos e pode também ser complementado com a licenciatura, para aqueles que querem a docência.
Logo, as principais diferenças entre o técnico e o bacharel se encontram no tempo de duração e no foco profissional.
O profissional de enfermagem sempre atuará em conjunto com o médico e outros profissionais da saúde, sendo responsável pela equipe, e por vezes da parte administrativa.
Pode atuar sempre que necessário nos cuidados diretos dos pacientes, principalmente em casos graves, decidindo o melhor procedimento a fazer.
O enfermeiro também pode atuar em empresas e escolas, tendo um campo de atuação bem amplo. O técnico pode atuar em centros cirúrgicos e grandes hospitais, mas sempre supervisionado por outro enfermeiro com atendimento pré e pós operatório.
O preço varia de acordo com a modalidade do curso, se for técnico ou bacharel. Os cursos técnicos podem ter mensalidades menores do que 500 reais, enquanto o curso bacharel pode custar em média 1.000 reais e até bem mais do que isso dependendo da instituição.
Por isso, requer uma pesquisa detalhada sobre a faculdade e o investimento para você conseguir reunir qualidade e preço na instituição certa. Confira sempre se a instituição tem boas notas no MEC, laboratórios especializados e parceria de estágio com grandes hospitais.
Tudo isso você encontra na Telos Educacional com um preço competitivo. Quer conquistar uma bolsa de até 50% no curso Bacharel de Enfermagem? Faça o nosso processo seletivo!
Com os conhecimentos e técnicas cada vez mais avançados, há muitas possibilidades para se especializar e trabalhar na área da Enfermagem..
Enfermagem Geral – A formação básica, com atuação ampla. Trabalha em clínicas, hospitais públicos e privados.
Enfermagem Obstétrica – Uma especialização importante, sobretudo para atuar nos partos. Responsável por cuidar das gestantes e lactantes.
Enfermagem Pediátrica – Focado no atendimento e monitoramento das crianças.
Enfermagem Home Care – Uma especialização que vem ganhando mercado. Empresas na área da saúde tem contratado esse tipo de profissional para cuidar de pacientes nos lares.
Enfermagem de resgate/emergência – Requer um bom preparo emocional, pois atuará nos primeiros socorros das vítimas de acidentes, em qualquer lugar.
Enfermagem do trabalho – Atendimento para empresas visando a saúde dos colaboradores e implementação de programas de prevenção de doenças.
Enfermagem de cirurgia – Capacitados para trabalhar em centros cirúrgicos, auxiliando nos exames , medicamentos, apoiando todo o processo da cirurgia.
Enfermagem dermatológica – Lida com os cuidados das feridas e queimaduras, também conhecida como Estomaterapia.
Enfermagem estética – Área que vem ganhando mercado e tendo um bom faturamento para profissionais que fazem procedimentos de tratamento e embelezamento.
Docência – Atua na área da educação, capacitando e formando novos profissionais.
A média salarial varia de acordo com a formação. Para auxiliar de enfermagem o salário inicial pode ser menos de R$2.000,00.
Já o técnico, pode ganhar até 5.000 reais dependendo do concurso. Há muitos concursos na área da saúde que pagam acima do teto. Vale ficar de olho.
Dentre outros atrativos para a área da enfermagem, sobretudo para quem tem formação completa, podemos destacar o piso salarial aprovado em 2022.
Atualmente o valor está em R$4.750,00 independente se na rede pública ou privada. Um valor bom para começar, né?! Principalmente para aqueles que escolhem fazer o Bacharel em Enfermagem.
E dependendo da especialização, do cargo e se o profissional atua em mais de um hospital/clínica, pode facilmente ganhar R$16.000,00 no mês.
Atualmente a área estética vem proporcionando os melhores ganhos para os profissionais da área da saúde, incluindo os enfermeiros. Ganhos de R$20.000,00 e até R$30.000,00 de lucro pode ser uma realidade para quem empreende nessa área.
Vale destacar que dependendo do vínculo empregatício, os profissionais de saúde não podem ter mais do que dois empregos. Principalmente quando envolvem longas jornadas de 12 horas de trabalho.
Como qualquer curso, a enfermagem requer dedicação e amor à área para estudar diariamente, trocar ideias com os professores e colegas, além do preparo para o estágio e a dedicação ao TCC.
Dependendo da área de atuação, é preciso muito preparo emocional, humanidade e comprometimento. Não somente para o curso, mas sobretudo em sua atuação prática.
Somado a esses adjetivos, qualquer pessoa consegue concluir seus estudos. Todo o esforço compensa, com determinação você conseguirá realizar os seus objetivos.
Na Telos estaremos do seu lado para chegar até o final do curso com sucesso. Faça o nosso processo seletivo.
Tenha a certeza que um bom enfermeiro marcará a vida de pacientes e familiares. Como já dissemos, essa é a área central da saúde, que atua diretamente com os pacientes.
Por mais que o prestígio social ainda seja muito voltado para médicos, todos presenciam a importância e o grande diferencial que as equipes de enfermagem fazem para a cura de cada pessoa.
A humanidade fará parte da sua rotina, você receberá visitas inesperadas de pacientes que se recuperaram, e se tornará uma pessoa reconhecida e grata por fazer a diferença.
Aos poucos se tornará mais forte emocionalmente, aprendendo a lidar com situações de alto estresse, além de experiências e conselhos que irá trocar com outros profissionais.
A faculdade Telos, com Nota Máxima pelo MEC, é referência nacional nos cursos da área da saúde. Temos a melhor estrutura de laboratórios, excelentes professores, e especialidade na área da enfermagem.
O curso tem duração de 5 anos. E você pode conquistar uma bolsa de estudo no nosso processo seletivo!
A Telos trabalha no sentido de estabelecer parcerias com diversos hospitais e clínicas na região de Campinas, para você ter a melhor experiência prática no estágio obrigatório.
O que vai também abrir os caminhos para o início da sua carreira profissional e todo networking necessário para o início da sua trajetória..
Não perca tempo e faça sua inscrição no nosso processo seletivo!
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |