CPA
Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão permanente da Faculdade TELOS DE CAMPINAS (FATELOS), responsável pela coordenação dos procedimentos de autoavaliação da Instituição.
A finalidade da CPA é de contribuir com a administração, no sentido de coordenar, articular o seu processo interno de avaliação, de avaliar as condições do ensino, do perfil do corpo docente, das instalações físicas, a organização didático-pedagógica e nas atividades desenvolvidas junto à comunidade.
CONTATO:
TELEFONE: (19) 98249-4777
E-MAIL: cpa_at_faculdadetelos.com.br
Objetivo Geral:
A CPA tem como objetivo proporcionar à FATELOS a oportunidade de reflexão crítica para o autoconhecimento, de forma articulada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a gestão acadêmica e administrativa, visando o aperfeiçoamento contínuo das suas práticas, em prol da excelência no ensino, na iniciação à pesquisa e divulgação científica e na extensão.
O Projeto de autoavaliação foi formulado pela CPA da FATELOS, constituída por representantes: docentes, técnico administrativo e sociedade civil, inicialmente. Após, será feita a inclusão dos discentes de curso.
Como rezam todos os documentos da Autoavaliação, e incisivamente o SINAES, um dos objetivos perseguidos pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) será de trazer para as decisões, no âmbito acadêmico-administrativo e de gestão, os principais atores do fazer universitário, a saber, estudantes, docentes e funcionários. Esta característica de inclusão tem por objetivo fazer da Autoavaliação institucional um processo mais próximo do dia a dia da vida dos professores e alunos, trazendo a comunidade acadêmica para o centro das discussões de interesse, visando verificar as demandas e, a partir do diagnóstico, formular propostas e ações que aprimorem a Instituição.
A Faculdade Telos de Campinas - FATELOS adotará os resultados aferidos na Avaliação Institucional para elaborar o programa de capacitação e qualificação dos seus docentes e técnicos administrativos, em busca do aprimoramento contínuo no tocante às funções didático-pedagógicas e de gestão. Com os resultados da Autoavaliação será possível traçar um panorama da qualidade dos cursos oferecidos pela Instituição, bem como analisar se sua missão está de fato se realizando, visando tomar decisões, tendo em vista o aperfeiçoamento da Instituição como um todo.
1- Objetivo da CPA
o objetivo de avaliação institucional vem elencar os indicadores capazes de estabelecer metas e prioridades, de revisar a política educacional adotada em face da realidade local e regional, estadual e nacional, reavaliando o curso a partir dos resultados obtidos, gerando insumos para melhoria da qualidade do curso tendo em vista os objetivos propostos pela Faculdade Telos de Campinas, mediante o aprimoramento do planejamento do projeto pedagógico do curso e dos programas, visando à melhoria do ensino-aprendizagem, o aperfeiçoamento contínuo das suas práticas, em prol da excelência no ensino, na iniciação à pesquisa e divulgação científica e na extensão
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como objetivo auto avaliar a identificação das condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de auto avaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, visando manter e ampliar a sua qualidade.
Objetivos Específicos:
- Aplicação do questionário a todos os funcionários e discentes da IEs;
- análise dos resultados obtidos;
- o processo de avaliação instituído enseja a contínua reorganização do Projeto Pedagógico Institucional e do Projeto Pedagógico do Curso permitindo a correção de rotas, reordenando, consolidando e reformulando suas estratégias e formas de atuação.
- apresentação dos resultados obtidos para a comunidade interna e externa
2- Dimensões da CPA:
A autoavaliação institucional na Faculdade Telos de Campinas atende as exigências previstas na Lei 10.861/2004, respeitando as especificidades das diferentes organizações didático-pedagógicas, acadêmicas, estruturais e de acessibilidade a partir de ações integradas e associadas às coordenações, aos NDEs dos cursos, à pós-graduação e todos os setores da instituição, com base nas 10 dimensões:
- A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
- A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
- A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- A comunicação institucional com a sociedade;
- As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
- Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
- Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
- Políticas de atendimento aos estudantes;
- Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
A partir das dimensões propostas, a autoavaliação apresentará os indicadores a serem avaliados, bem como os instrumentos para a sua coleta, análise e elaboração de seus relatórios. Os resultados serão apresentados no relatório divididos em cinco eixos que serão compostos e organizados a partir das dimensões anteriormente descritas, consoante às orientações da Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº 65/2004.
Apresentam-se a seguir os eixos que comporão o desenvolvimento do relatório institucional e suas respectivas dimensões:
Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3: Políticas Acadêmicas
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
Eixo 4: Políticas de Gestão
Dimensão 5: Políticas de Pessoal
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
Eixo 5: Infraestrutura Física
Dimensão 7: Infraestrutura Física
3- Metodologia
Compõe a metodologia da CPA um processo que garanta a participação dos segmentos constituintes da comunidade institucional e da comunidade externa para identificar as fragilidades, corrigi-las e dar continuidade ao desenvolvimento e à consolidação da Avaliação Institucional permanente por meio da socialização das informações com a comunidade interna e externa.
A metodologia é baseada nos princípios de socialização e intervenção das necessidades institucionais por meio dos atores sociais pertencentes à instituição, levando em consideração, também, sua infraestrutura. O papel da autoavaliação é preparar a intervenção, organizando os processos participativos, elaborando os diagnósticos participativos com questionários, base de dados e análise do ambiente. Deverão ocorrer avaliações internas e externas - com abordagem quantitativa com devolutivas, apresentando os dados ao Núcleo Docente Estruturante e ao Colegiado).
São as seguintes as fases metodológicas assumidas pela CPA na implementação da autoavaliação:
- sensibilização;
- diagnóstico;
III. avaliação interna;
- relatório final;
- divulgação e
- balanço crítico: consolidação.
A Comissão Própria de Avaliação tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais Órgãos Colegiados da Faculdade Telos de Campinas, sendo composta por representante docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa.
Os processos avaliativos realizados na Faculdade Telos de Campinas, estão organizados em cinco Eixos, contemplando as dimensões do SINAES:
Legislação:
Os procedimentos, instrumentos e orientações propostos e aplicados na auto avaliação encontram-se alicerçados na Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de cada curso oferecido pela IES e na Lei nº 10.861/2004, que institui o SINAES, bem como nas portarias e resoluções que a ela se referenciam:
- Lei Federal 10.861de 14 de abril de 2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
- Portaria Nº 2.051 de 9 de julho de 2004
Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
- Portaria Nº 386 de 17 de outubro de 2012
Estabelece os procedimentos de divulgação dos indicadores de qualidade às Instituições de Educação Superior.
- Portaria Nº 1382de 31 de outubro de 2017
Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica.
- Nota Técnica Nº 65de 09 de outubro de 2014
Orientações para o relatório de autoavaliação que será implementado em 2016
- Retificação Portaria 1382
- Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior – CONAES
- Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação Institucional
Projetos da CPA
2024-2025
Autoavaliação da Sociedade Civil
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